O prazo de validade do Azeite

O azeite deve ser consumido fresco. Não é como o vinho que quanto mais velho melhor. O azeite perde qualidade com o tempo.

Não existe uma regra oficial para determinar a validade do azeite.  Esses prazos dependem do tipo de azeitona e do tipo de embalagem. Há azeitonas mais resistentes ao tempo como a Coratina e outras mais delicadas como a Arbequina.

Os inimigos do azeite são a luz, o calor e o oxigenio. Por isso Os vidros escuros e os locais frescos preservam mais o azeite. Depois de aberto, o azeite deve ser consumido em 30 dias, devido à exposição ao oxigênio.

Considerando esses fatores, a data de validade do azeite é estabelecida pelo produtor, que leva a conta as variedades utilizadas, a embalagem e a experiência que deseja para os consumidores. 

Alguns produtores mais preocupados com a qualidade do produto colocam 18 meses de validade. Outros produtores preferem fornecer mais tempo para a operação de venda e colocam 24 e até 36 meses. Apenas em poucos casos os produtores estabelecem validade superior a 36 meses, pois o risco de deterioração para esses prazos é muito grande, prejudicando o consumidor.

Devido à variedade, tipo de embalagem e forma de armazenamento, o azeite pode alcançar a data de vencimento em várias condições. Se foi bem armazenado, mesmo vencido,  ainda apresentará aspecto e odores agradáveis e poderá ser consumido. Por outro lado, azeites mal embalados e armazenados podem apresentar odores desagradáveis mesmo antes de vencidos.

Portanto, o importante é verificar a situação do produto independente da data de validade. A aparência e odores indicarão se está bom ou não para consumo, independente da data de validade estampada na embalagem.

Muitos ainda ficarão com a dúvida: afinal, azeite vencido faz mal? azeite estraga? A resposta está nos odores. Se o azeite está com odores que o consumidor não estranhou dificilmente provocará danos, mesmo vencido. Se apesentar aspecto e odores desagradáveis provavelmente causará desconforto imdependente da validade declarada.

 

Jorge Cordeiro Duarte
Especialista em azeites
Sócio Proprietário da Companhia do Azeite, proprietária da marca fantasia Cantinho do Azeite 

 

 

 

 

 

Informações

azeites extra virgem premium online Razão Social: Companhia do Azeite Ltda ME CNPJ: 17672 680/0001-92 telefone: (61) 3026 0334 Email: Cantinhodoazeite@gmail.com

Pague com
Facebook
Newsletter

Assine nossa mala direta e receba muitas ofertas por e-mail.

Loja segura
Siteseal